Tipos de cabelos: dicas e cuidados

Dicas de cuidados para todos os tipos de cabelos


Vários fatores contribuem para o desgaste dos fios, seja o uso de secador, chapinha ou tinturas, sem contar os procedimentos químicos como alisamento e escova progressiva.  Não há segredo para ter um cabelo bonito e hidratado a não ser cuidar dos fios.

Troque a marca dos produtos esporadicamente para garantir um resultado sempre eficaz em todos os tipos de cabelos e não se esqueça de fazer uma boa hidratação. Para garantir a manutenção dos fios, corte o cabelo pelo menos a cada três meses.


Para escolher uma linha de tratamento adequada, identifique o seu tipo de cabelo. Se você tem dúvida, não se preocupe. Nossas dicas explicam as características dos cabelos danificados, secos, oleosos, mistos e é qual a melhor maneira de deixá-los protegidos.

Cabelos danificados


O aspecto áspero e sem brilho são duas características visíveis do cabelo danificado, que geralmente apresenta pontas duplas e quebradiças. Na hora de começar o tratamento é importante saber a razão pela qual ele está prejudicado. Uso excessivo de tratamentos químicos, chapinha ou secador? Falta de hidratação?

Responder a essas perguntas vai ajudar na escolha dos produtos, já que existe uma extensa variedade de marcas no mercado. Há linhas de xampus, condicionadores e cremes para cabelos danificados por motivos específicos como tintura, alisamento, entre outros. Se tiver dúvida, peça a ajuda de um cabeleireiro. Procure hidratar os fios a cada 15 dias. Se o cabelo estiver muito ressecado, faça isso semanalmente.

Cabelos secos


O cabelo seco possui as mesmas características de um cabelo danificado, com a diferença de que fatores ambientais como vento, umidade e poeira deixam os fios ainda mais sensíveis. Por isso, o uso diário de chapinha e secador não é recomendado.

O cuidado começa no momento da lavagem, com a temperatura da água morna ou fria. A água quente costuma deixar os fios ressecados e pode descamar o couro cabeludo.  Evite também lavar a cabeça todos os dias, pois isso tira a oleosidade natural do fio. A hidratação com cremes e óleos de tratamento pode ser realizada semanalmente. 

Cabelos oleosos


Quem tem o cabelo oleoso sofre com o aspecto gorduroso dos fios e com a sensação de que não lava a cabeça há um bom tempo. Isso se deve-se ao excesso de gordura produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Para ajudar a combater a oleosidade, lave os cabelos com xampu neutro ou sem sal dia sim, dia não.  Não use condicionador perto da raiz para evitar que os fios fiquem ainda mais oleosos. A hidratação é recomendada a cada 15 dias. Se preferir, utilize ampolas para não deixar o fio pesado. Use um creme específico e aplique-o a partir da metade do cabelo em direção as pontas. Prefira água fria para retirar o produto. 

Uma vez por semana use um xampu de limpeza profunda para remover as impurezas. Um truque para disfarçar a oleosidade é o uso do xampu a seco, também conhecido como xampu sem água.

Cabelos mistos


Pode parecer complicado tratar os cabelos mistos, mas não é. Essa mistura de raiz oleosa e comprimento e pontas secas apenas exige mais cuidado. A dica é escolher um xampu para cabelos mistos e reforçar o tratamento das pontas ressecadas usando um óleo ou reparador de pontas. Outra opção é tratar a raiz e as pontas separadamente escolhendo um xampu para cabelos oleosos e, para as pontas, um condicionador para cabelos secos.


A lavagem deve ocorrer em dias alternados e com água morna ou fria. Não deixe de usar o xampu de limpeza uma vez por semana. Se a oleosidade incomodar, use um xampu a seco.  Ou se o cabelo estiver muito seco, um leave-in pode resolver. Para a hidratação, vale a mesma regra dos cabelos oleosos, passe o produto apenas no comprimento dos fios.  

Artigos Populares