Dicas e truques de maquiagem

Maquiagem: Veja o passo a passo para uma maquiagem perfeita

Quando o assunto é maquiagem, existem algumas dicas e truques que podem fazer toda a diferença. Desta forma, antes de partir para o make up de fato (pele, olhos e boca), é necessário, primeiramente, entender o processo de preparo da pele. 

Ao longo de alguns passos, explicaremos a importância e como são feitas cada uma das coisas que consideramos indispensáveis para a maquiagemideal.

Limpeza da pele – Fundamental para uma maquiagem impecável

Um item essencial para uma maquiagem perfeita é a higienização facial, antes de começar a pintura. Dessa maneira, as aplicações ganham duração e fixação.
Compre um produto de limpeza facial adequado para seu tipo de pele (importante distinguir entre seca, normal e oleosa), sem álcool (muito agressivo a pele) e suave (se sua pele é oleosa ou com acne, escolha um produto com pH mais alto - 6 ou 7 para ajudar a eliminar bactérias). Vale procurar por produtos de marcas conhecidas, pois existem muitos “falsos genéricos no mercado” que podem causar vermelhidão na pele. Para finalizar, um creme hidrante é bem vindo.
Lembrando que antes de começar a se maquiar, a dica é aguardar 15 minutos para permitir que os produtos penetrem na pele, dando melhores resultados na aplicação do make.

Uso do primer – Um truque para deixar a pele lisinha

Após limpar, tonificar e hidratar a pele, mesmo no caso de não acontecer a maquiagem depois, é indispensável o uso do primer. Esse produto está invadindo o mercado da moda e já é peça chave nos makes dos artistas.
A pele mais madura, normalmente, é seca e apresenta linhas finas de expressão e poros dilatados nas laterais do nariz e testa. Para uniformizar essas pequenas imperfeições, aplique o primer na chamada “zona T” do rosto (testa, nariz e queixo), onde a pele produz mais oleosidade, para formar uma espécie de película protetora, o que também auxilia na fixação da maquiagem.

Maquiagem -  Truques para uma pele mais jovem

Depois do uso do primer, o passo seguinte é a base, que a tem função de uniformizar a pele e deixá-la com uma aparência mais homogênea e saudável.
 É importante prestar muita atenção na hora de escolher a cor certa para seu tipo de pele. Para isso, passe a base no rosto, mas teste também no pescoço e colo, uma vez que a pele do rosto é normalmente mais clara que a do restante do corpo. Por isso, algumas vezes acontece a escolha de tons mais claros do que o adequado, e temos um efeito “make pálida”, que também pode ser corrigida com o blush, de maneira sútil.  
Inicie a aplicação com o auxílio de um pincel, para não manchar as mãos e passar oleosidade e bactérias para a pele, que já foi limpa e tonificada. Espalhe o creme com movimentos ascendentes. Em seguida, aplique-o principalmente nas áreas do queixo, nariz e bochechas, sempre fazendo movimentos ascendentes.




Uso do corretivo. Antes ou depois da base?

A base, que pode ser líquida ou mais consistente (que parece uma massinha, como a base Dream Matte da Maybelinne) já uniformiza a pele. O corretivo pode ser usado apenas para correções em casos especiais, como espinhas ou olheiras, por exemplo. Por isso, recomenda-se que seja usado depois da base. Para conferir um efeito mais natural, basta dar umas batidinhas com a ponta dos dedos no local desejado, pois a pele já estará “protegida de impurezas”, com a base.
                       
Pó compacto!

Para finalizar o preparo da pele, não podemos esquecer-nos de aplicar o pó compacto ou solto, que além de uniformizar e dar um tom aveludado a pele, auxilia no combate à oleosidade causada pela própria base e blush.
Importante ressaltar que os pós devem acompanhar os tons da pele e da base. Para quem deseja um tom mais bronzeado, pode-se usar um tom mais escuro que o da pele.
É importante que a aplicação seja feita com uma esponja apropriada, e de preferência, sempre nova. Quando usamos muito tempo a mesma esponja, ela fica suja e acaba espalhando o pó ao invés de fazê-lo ser “absorvido pela pele”.
Por isso, uma boa dica é a escolha de um tipo de maquiagem com tecnologia que não feche os poros, para a pele poder respirar. Isso contribui de forma incrível para evitar seu envelhecimento precoce.
Para terminar, use um blush, com uma tonalidade que combine com o objetivo da maquiagem (que normalmente é encontrado nas cores rosa ou marrom). Ele deve ser aplicado nas maças do rosto, de baixo para cima.


Dicas de maquiagem para os olhos - O segredo do rosto

Ao contrário do que muitos pensam, é possível usar sombras durante o dia. Tons em nude, rosa claro, e até mesmo alaranjados e marrons, tipo cobre, são bem vindos à luz do dia e combinam perfeitamente com quem trabalha de social ou prefere o tipo esporte.  
Contornar as pupilas com um tom mais escuro, e depois esfumaçá-las com mais claros é uma dica que combina perfeitamente para o look dia. Em volta, a aplicação de uma sombra iluminadora, ou até mesmo branca, é “elemento x” para um olhar sensual e singelo. Tudo, claro, respeitando a vestimenta e a ocasião do dia.
Para a noite, sombras claras também são bem vindas! Podem ser combinadas com o contorno dos olhos em tons escuros, como o preto ou o azul. Mas, caso queria arrasar com cores inusitadas e quentes, como o vermelho, laranja e pink, arrisque apenas na noite!

Delineador

Detalhe primordial para o realce dos olhos. Pode ser usado de maneira a seguir os traços dos olhos, ou apenas nas pontinhas para um efeito “olhos de gatinha”. Existem delineadores coloridos, e que ficam ótimos!

Máscara para cílios

Item que não pode faltar na bolsa da mulher. Recomendamos máscara para cílios que não sejam a prova d’água, para evitar que, durante a remoção, os cílios caiam junto. No entanto, caso seja necessário, o ideal é que seja removido na água morna/quente.
Bem como os delineadores, as máscaras para cílios também apresentam versões coloridas. Para não ter erro, nem de dia nem de noite, uma boa dica é fazer uso de um pretinho básico. Para quem deseja um efeito de cílios longos e grossos, deve iniciar o uso de baixo para cima. Depois de deixar secar por alguns minutos, use o aplicador na vertical, passando fio a fio, uma camada da tinta para engrossá-los (fica ótimo). Caso “empaste”, um cotonete com água morna resolve facilmente.
Existem máscaras incolor, ótimas para dias de piscina, e também podem ser aplicadas nas sobrancelhas, para penteá-las e realçá-las.


Boca – Finalizando o make


Por mais que exista diversidade de tons, para não errar, um batom rosa claro ou cor da boca são ótimos.
Siga a regra: Maquiagem com olhos escuros, batom “matte” (seco/cor da pele)!
Para o caso de maquiagens com olhos claros ou apenas com máscara de cílios, funcionam tanto para os batons mais claros quanto para os mais escuros. Um vermelho aberto para a luz do dia, e um roxo fechado para a noite, são lindos! O lápis para contornar deve combinar com o tom da pele e do batom; eles estão sempre na moda e é um excelente truque de maquiagem para dar volume aos lábios finos.


Demaquilante – Deixe a pele respirar


Com toda essa maquiagem, diariamente ou não, a pele precisa respirar! É de extrema necessidade remover a maquiagem antes de dormir, para não prejudicar a pele e os poros.
Deixar a make no rosto durante a noite pode causar rugas e o acúmulo de bactérias e oleosidade, que causam cravos e espinhas. Por isso, lave o rosto com sabonetes próprios para o efeito, e deixe a pele respirar e se regenerar, sempre que for possível.

Artigos Populares