O que é e como tratar a cistite

A cistite é um mal que ataca principalmente as mulheres, causando sintomas como dor, ardência e vontade de ir ao banheiro a toda hora. Nos casos mais graves pode até ocorrer sangramento na urina.

Infelizmente, alguns estudos mostraram que metade das mulheres passou ou vai passar por esse problema pelo menos uma vez na vida. Certas mulheres estão mais sujeitas ao problema e, por isso, devem enfrentá-lo por mais de uma vez.
A bactéria que causa a cistite é comum na flora intestinal, sendo que nesse local ela é inofensiva. Mas ao invadir a região da uretra, ela pode causar uma grave infecção e se não for tratada corretamente pode atacar o rim, causando um problema muito maior.

Por se tratar de uma bactéria, o tratamento para esse problema é feito através do uso de antibióticos. Por isso, se você estiver sentindo dores para urinar, você precisar ir imediatamente ao médico para que ele solicite os exames que vão comprovar se você está ou não com a doença. Com o resultado em mãos, o médico poderá prescrever o medicamento adequado e em no máximo dois dias os sintomas da doença já começarão a desaparecer.

Para reduzir o risco de contaminação, o ideal é ingerir bastante água ao longo do dia, pois assim o canal da urina fica mais limpo, reduzindo as chances da bactéria se alojar ali.

A cistite não é uma doença que pegamos de outras pessoas e a falta de higiene até pode ser um dos causadores do problema, mas o principal motivo pelo qual algumas mulheres estão mais sujeitas é mesmo a hereditariedade. 

Assim, você não precisa ficar constrangida. Caso esteja com esse problema, ou venha a enfrentar esse mal algum dia, procure um médico que ele poderá ajudá-la.

Artigos Populares