Azia durante a gravidez

Grande parte das mulheres sofre com a azia durante a gestação. Esse é um sintoma comum que costuma ter início no segundo trimestre de gravidez, seguindo até o final da gestação.

A grávida com azia tem uma sensação desagradável, quando sua garganta e peito ardem muito, o estômago parece queimar e a boca fica ácida. Durante essa fase, é quase impossível acabar completamente com essas sensações, mas é possível melhorar muito os sintomas através de alguns cuidados.

A azia durante a gravidez ocorre por vários motivos, sendo o principal deles o aumento do espaço ocupado pelo útero, que passa a exercer uma forte pressão sobre o estômago e o intestino. Além disso, as alterações hormonais sofridas durante esse período também podem ser responsáveis por todo esse desconforto.

Para reduzir a acidez estomacal, é preciso se alimentar de três em três horas e evitar as bebidas com gás,  o café, o chocolate, os sucos de frutas ácidas e alguns alimentos como o tomate. 

Outra atitude importante é evitar fazer a última refeição muito próxima do horário de deitar, pois ao se deitar de barriga cheia a azia tende a piorar bastante. Se mesmo assim a azia não deixar você dormir, procure levantar um pouco a cabeceira da cama para manter o corpo erguido e ajudar na digestão.

Além dessas dicas, procure usar roupas confortáveis e tente manter seu peso controlado. Se nada adiantar, comunique o problema ao médico que acompanha seu pré-natal, pois ele poderá prescrever um medicamento adequado para tratar do problema. 

Tenha em mente que o problema incomoda, mas é passageiro. Você ficará espantada como todo esse desconforto vai desaparecer assim que o bebê nascer. É realmente impressionante!


Artigos Populares