Guia da gravidez


O que é permitido na gravidez e o que deve ser evitado

Quando a mulher fica grávida, uma série de dúvidas sobre o que se pode ou não pode fazer nesse período começa a fazer parte do seu dia a dia. Até as pessoas mais próximas ficam preocupadas com o estado da mulher e do bebê que ela está gerando.

Se você está grávida, ou é uma pessoa próxima de uma gestante, preste atenção nesse guia que preparamos para ajudar as grávidas a passarem por esse período delicado de suas vidas.

Quais sintomas são normais na gravidez?

Os sintomas normais de uma gravidez são: enjoos, azia, constipação intestinal, cólicas, peso nas pernas, sono mais leve durante a noite e sonolência durante o dia.

A grávida pode tomar algum medicamento?

Gestantes só podem tomar medicamento com a orientação de um médico. Existem sim alguns medicamentos para aliviar os sintomas da gravidez, mas até esses podem fazer mal para o bebê se não forem administrados da forma correta.

A gestante pode tingir os cabelos?

A maioria dos ginecologistas concordam que tingir os cabelos durante os três primeiros meses de gestação pode causar a má formação do feto. Por isso, quase todos proíbem suas pacientes de tingirem os cabelos nesse período. Alguns ginecologistas são mais radicais e acreditam que a tintura pode ser prejudicial durante toda a gravidez, por isso, o melhor mesmo é evitar.

Quais sintomas são sinais de alerta?

Dores fortes, sangramentos, febre, perda de líquido, dor para urinar, dor de cabeça forte, diminuição dos movimentos do bebê e pontos luminosos na visão não são sintomas normais da gestação. Caso isso aconteça, o melhor é ir direto ao hospital.

Qual é o ganho de peso normal na gravidez?

O ideal é que a grávida ganhe de 9 a 13 kg durante a gestação. Engravidar mais do que isso pode ser prejudicial para a mãe e também para o bebê.

Como deve ser a alimentação de uma mulher grávida?

A grávida deve realizar 6 refeições por dia, mas em pequenas porções. Na dieta da grávida é importante que tenha frutas, legumes e verduras, tudo muito bem lavado. Ela deve dar preferência ao leite desnatado, ao queijo branco e as carnes magras. Evitar o excesso de sal, de gorduras e frituras também é importante para a saúde da mãe e do bebê. Além disso, as bebidas alcoólicas e os alimentos embutidos também fazem mal para a gestante.

Grávidas podem fazer atividades físicas?

Se a mulher já prática alguma atividade física com regularidade, não é preciso parar só porque está gestante. Mas se ela vai iniciar uma atividade durante o período da gravidez, o ideal é começar somente a partir do terceiro mês de gestação. Nesse caso, o ideal é fazer apenas atividades leves como caminhada e hidroginástica, desde que não seja uma gravidez de risco.

Quantas ultrassonografias são recomendadas nesse período?

O número mínimo de ultrassonografias recomendado para uma gravidez sem complicações são três. Sendo uma no início da gestação, uma no quinto mês e uma no oitavo mês. Mas os médicos podem solicitar outras, caso ache que é necessário.

A mulher grávida pode levar uma vida normal?

As atividades diárias como trabalhar, dirigir, passear e namorar podem ser realizadas  normalmente, mas sem excessos. Mas algumas restrições médicas podem acontecer no decorrer da gestação, caso a gestante ou o bebês estejam sob algum risco.

A grávida precisa tomar alguma vacina?

As vacinas recomendadas na gravidez são contra hepatite e tétano. Mas se a mulher tiver tomado essas vacinas a menos de cinco anos, ela já estará imunizada. Além dessas, também é importante que a grávida se vacine contra a gripe, que pode ser um risco para a gestante.

Como deve ser feito o pré-natal?

A gestante deve ter o acompanhamento de um médico que deve examiná-la no mínimo uma vez por mês até o sétimo mês. A cada quinze dias no oitavo mês e uma vez por semana a partir do nono mês. Caso necessário, o médico pode solicitar que o retorno seja antecipado.

Artigos Populares