7 dicas para você organizar sua vida

Muitas vezes deixamos de aproveitar a vida simplesmente por falta de organização e planejamento. A desorganização rouba nosso tempo, nosso dinheiro e a nossa saúde. Para evitar que você caia nessa armadilha, listamos algumas dicas que poderão ajudá-la bastante.

1) Separe 15 minutos por dia para organizar-se: anote o que é importante, separe correspondências, e-mails e contas para pagar. Jogue fora o que não é mais necessário e limpe o ambiente.

2) Busque ou crie você mesma uma planilha para organizar o orçamento: saber quanto sobra do seu orçamento vai ajudá-la a se organizar para não entrar em dívidas. A economia de tempo e dinheiro valerá a pena.

3) Verifique a validade dos produtos e cheque se falta algo na dispensa: muitas vezes achamos que já possuímos determinados produtos, mas quando precisamos deles não encontramos ou acabamos descobrindo que eles estão fora da validade. Evite guardar o que não serve mais e mantenha aquilo que pode ser necessário.

4) Anote seus compromissos: separe o que é urgente e importante daquilo que não é prioridade. Sempre que possível, delegue algumas atividades para outras pessoas. Anote em uma agenda, ou faça uma lista de suas prioridades. Anotar compromissos leva bem menos tempo do que ficar fazendo as atividades desordenadamente.

5) Guarde suas senhas em um local seguro: não tente guardar todas as senhas de cabeça, pois a memória pode acabar falhando e você pode ter um trabalhão para recuperar o que for perdido. Procure um local onde você possa guardar as suas senhas seguras e protegidas.

6) Tenha cópia de segurança (backup) de arquivos importantes: manter cópia daquilo que é importante vai deixar você tranquilo e poderá evitar problemas futuros, como a perda de um documento.

7) Contrate um organizador profissional: se você achou essas dicas difíceis ou se anda meio sem tempo, contrate a ajuda de um profissional. É muito mais fácil organizar-se quando alguém que entende do assunto está por perto para orientar. Há especialistas para todo tipo de organização, desde financistas até organizadores de armários.

Artigos Populares