Veja os erros mais comuns ao procurar um emprego

Na hora de procurar emprego muitas pessoas ficam meio perdidas e acabam cometendo erros que podem trazer alguns prejuízos como a perda de tempo ou até mesmo algo mais grave como o fato de conseguir e aceitar um emprego que está totalmente fora das expectativas do candidato.

O desespero por um novo emprego é uma das causas mais comuns dos erros da maioria dos candidatos a uma nova vaga. Eles querem tanto começar a trabalhar que não avaliam a situação antes de encará-la de frente.

Veja abaixo alguns dos principais erros cometidos por aqueles que procuram emprego e fique atento para não cometer estes erros na busca de um novo emprego.

  1. Enviar o currículo para qualquer um: este erro é bastante grave pois o candidato pode acabar sendo aprovado para uma vaga na qual não está interessado. A ansiedade vai acabar fazendo com que ele aceite o novo emprego e ele acabará deixando de lado as reais oportunidades que poderiam surgir para ele.
  2. Não se informar sobre a empresa: quando o candidato se informa sobre as empresas que possuem vagas disponíveis ele acaba criando um diferencial na hora de participar de uma entrevista. Além disto, se informando sobre as empresas é possível escolher aquelas que são mais adequadas ao seu perfil.
  3. Procurar emprego apenas pela internet: mandar um e-mail através do formulário de contato da empresa e ficar aguardando até ser convocado para uma entrevista não é a melhor foma de se buscar um novo emprego. Vá a luta! Mesmo que queira enviar currículo pela internet, entre em contato com a empresa, procure conversar com a pessoa responsável pela seleção dos candidatos e envie o currículo diretamente para ela. Desta forma, com certeza você será o primeiro a ser lembrado quando eles estiverem selecionando os candidatos.
  4. Ir doente para uma entrevista: no desespero de conseguir uma vaga muitos candidatos comparecem às entrevistas mesmo quando estão doentes. A verdade é que nenhum entrevistador vai contratar um candidato apenas por pena da sua condição e ir na entrevista deste jeito além de ser perda de tempo ainda pode acabar com as futuras chances do candidato. Quando estamos doentes não conseguimos expressar nosso verdadeiro potencial, sendo assim, o melhor seria que este candidato tentasse negociar com a empresa uma nova data para a sua entrevista.
  5. Parecer desesperado: parecer desesperado vai fazer você perder aquela excelente vaga para a qual estava bem preparado. E mesmo que você consiga a vaga, com certeza acabará ganhando bem menos do que o valor justo pelo seu trabalho.
  6. Ir de qualquer jeito para a entrevista: algumas pessoas não se preocupam com o vestuário e acabam indo sem se arrumar para uma entrevista de emprego. Lembre-se sempre de estar arrumado de acordo com o ambiente do qual procura fazer parte. Evite exageros no vestuário e jamais se esqueça do banho e do desodorante.
  7. Não estar preparado para as perguntas: quando você vai para uma entrevista de emprego, já sabe que será questionado sobre certas coisas como sua preparação ou o motivo que o levou até ali. Desta forma, procure se preparar em casa e não se mostre confuso quando lhe fizerem estas e outras perguntas.
Agora que você já sabe o que não fazer ao procurar um emprego, coloque o seu conhecimento em prática e boa sorte!!!

Artigos Populares