Como prevenir os sintomas da TPM

A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos e atitudes comportamentais que acompanham o período que está entre a ovulação e o início da menstruação. Algumas mulheres sofrem tanto com estes sintomas que a TPM passa a interferir em sua vida de forma extremamente negativa.

Para tratar a tensão pré-menstrual algumas mulheres precisam modificar seus hábitos alimentares e ainda devem utilizar alguns medicamentos. Veja quais são os príncipais sintomas da TPM e descubra quais mudanças de hábitos podem ajudá-la a prevenir este problema.


Principais sintomas da TPM:



Nervosismo: A mulher se irrita por qualquer coisa e perde a paciência com muita facilidade

Dores de cabeça: A tensão faz com que a mulher sinta uma forte pressão na cabeça

Cansaço: A mulher fica cansada com muita facilidade e falta energia para realizar as atividades mais comuns.

Retenção de líquidos: As pernas ficam inchadas e doloridas

Dor nos seios: As mamas crescem, ficam inchadas, sensíveis e doloridas

Ansiedade: O humor altera e a mulher perde a concentração

Depressão: A insônia provoca sensação de fadiga e falta de vontade de aproveitar a vida

Desejos: O incomodo sentido pela mulher faz com que ela busque conforto nos alimentos




Como prevenir a TPM:



Fazer exercícios: Praticar exercícios aeróbicos regularmente pode ajudar a amenizar e evitar os sintomas da TPM

Evitar o fumo: Os cigarros agravam os sintomas da TPM

Reduzir o consumo de alcóol: Bebida alcóolica intensifica as dores da TPM

Reduzir o consumo de cafeina: A cafeína presente no café, no chá e em alguns refrigerantes podem agravar o nervosismo e a ansiedade

Diminuir o consumo de alguns alimentos: Alimentos que contenham muito sal, muito açúcar ou muita gordura são extremamente prejudiciais nestes dias

Aumentar o consumo de cálcio e fibras: O cálcio presente nos laticínios e as fibras presente nas frutas e verduras são ótimos aliados no combate a TPM

Terapias: A concientização de que a TPM é apenas uma fase e de que ela vai passar logo pode ajudar a mulher a se incomodar menos com os sintomas

Evitar o estresse: Situações estressantes fazem mal para qualquer um, mas nestes dias o melhor é a mulher deixar o que puder resolver depois para quando estiver melhor e mais concentrada

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