Qual é a melhor idade começar a aprender outros idiomas

Quem tem criança em casa sabe que elas possuem uma enorme capacidade de aprendizado e conseguem assimilar muito bem tudo o que ouvem e vêem. Sendo assim, muitos especialistas em educação infantil acreditam que esta seja a melhor época para que uma criança tenha contato com um outro idioma.

Mas qual é a melhor idade para começar a estudar outros idiomas? É verdade que quanto mais cedo melhor?
Ao buscar por escolas que ensinem idiomas para crianças, descobrimos a imensa oferta de cursos que existem por aí. Além da grande quantidade de cursos, podemos conferir que existem diferentes metodologias de ensino e que algumas escolas possuem restrições quanto a faixa etária dos pequenos.

Algumas escolas de educação infantil já oferecem o ensino bilíngue desde o bercário, alegando que quanto antes a criança tiver contato com a língua, mais fácil será o seu aprendizado. Mas a maioria das escolas preferem trabalhar apenas com crianças acima de quatro anos, quando estas já possuem o domínio de um idioma.

Na verdade, todos só concordam em uma coisa: a infância é mesmo a melhor época para aprender a falar bem outros idiomas, evitando sotaques e a dificuldade de apredizado na vida adulta.

Dos quatro aos sete anos o cérebro da criança está a todo vapor e isto faz com que os pequeninos tenham capacidade de aprender não um, mas vários idiomas ao mesmo tempo. A partir daí a capacidade vai diminuindo, sendo que a partir dos doze anos esta habilidade vai diminuindo mais rapidamente.

Talvez seja exagero querer que o filho aprenda outro idioma já no berçário, talvez isto possa até confundí-lo um pouco. Mas acredite, mesmo que seja desperdício e que ele só vá aprender definitivamente quando estiver um pouquinho mais velho, mal para ele com certeza também não irá fazer.

Cabe a mãe decidir se prefere ensiná-lo muito cedo, ou se prefere esperar um pouquinho até que ele tenha três ou quatro anos, para facilitar o aprendizado. De qualquer forma, se a mãe tiver condições, o ideal é que ela procure colocá-lo para aprender outro idioma até os quatro anos de idade, pois assim conseguirá aproveitar a melhor fase de desenvolvimento do cérebro de seu filho.

Artigos Populares