Quando devemos tirar a fralda do bebê?

A hora de tirar a fralda pode variar de criança para criança, mas geralmente é por volta dos dois anos que o pequeno começa a ficar preparado para esta nova fase em sua vida.

Com esta idade, a criança já começa a falar e é possível conversar com ela e explicar que o xixi e o cocô devem ser feitos no peniquinho. Esta é uma época em que a criança adora desafios, e o reconhecimento de sua independência ajuda e estimula o seu desenvolvimento.
Em algumas culturas as fraldas são retiradas bem mais cedo, já em outras elas podem nem ser utilizadas. Não utilizar fraldas nos bebês, ou retirá-las muito cedo, é uma opção da mãe da criança, pois requer maior disposição e paciência de quem cuida do bebê.

A melhor época para fazer a transição é quando a temperatura está mais alta e o bebê pode passar o dia sem fralda. O ideal é que ele utilize roupas leves para que ele possa tirá-las sozinho. É normal ele sujar a roupa, por isto não se preocupe se no início ele se sujar várias vezes no dia.

O penico pode ser simples, mas se ele for colorido pode estimular a criança e ajudar no processo. Existem penicos de todos os preços, tipos e tamanhos, tente escolher um que você acredite que vai agradar ao seu filho. Algumas crianças não se adaptam ao penico. Para elas, o redutor de assento sanitário pode ser uma boa opção.

No começo é melhor não esperar que a criança peça para ir ao banheiro. Tente levá-la de hora em hora e    deixe ela ficar sentada por algum tempo mesmo que ela não tenha vontade. Aos poucos ela começara a entender os sinais do próprio corpo e saberá a hora certa de ir ao banheiro.

A fralda da noite só deve ser tirada quando a criança já souber se controlar durante o dia. Neste caso, seu corpo estará treinado e se controlará naturalmente. Além disto, se ocorrer algum vazamento inesperado, a criança acordará e não dormirá suja.

Artigos Populares