Conheça algumas doenças causadas pela obesidade

A obesidade é o acumulo de gordura corporal excessivo, que predispõe as pessoas a doenças. Esta enfermidade  traz muitos prejuízos a saúde e pode colocar a vida da pessoa em risco.


Vários fatores podem ser a causa deste mal que atinge muitas pessoas em diversas partes do mundo. Ninguém está livre de se tornar obeso, mas a herança genética, a cultura e o ambiente familiar costumam ser os principais fatores que levam um pessoa ao quadro de obesidade. Desta forma, filhos de pais obesos possuem maior tendência de obesidade.
O obesos estão mais predispostos a ficar doentes, pois esta condição é um dos principais fatores de risco para uma série de males:

Câncer: O câncer é o nome dado às doenças que têm em comum o crescimento maligno de células que invadem tecidos e órgãos.


Coledocolitíase: Presença de cálculo (pedra) no colédoco (canal que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar ao fígado. 

Diabetes Mellitus tipo II: Deficiência na produção de insulina, causando o acúmulo de açúcares no sangue.



Doenças cardiovasculares: Várias doenças cardiacas e vasculares podem ser causadas pela obesidade.  Algumas destas doenças podem ser fatais.


Doenças cérebrovasculares: Doenças dos vasos que levam o sangue ao cérebro. Estas doenças costumam ser chamadas de acidentes vasculares cerebrais, os AVC's, ou acidentes vasculares encefálicos, os AVE's.


Hipertensão arterial : Elevação da pressão arterial medida em repouso. Se não estiver controlada e não for tratada corretamente, a pressão alta pode causar complicações e atingir outros órgãos do corpo.

Osteoartrite: Conhecida como artrose, é uma doença das articulações, causada pela degeneração da cartilagem. Esta doença diminui o movimento das articulações, além de causar dores e inflamações.

Artigos Populares