6 Cuidados para serem seguidos na academia

Você decidiu deixar a preguiça de lado e começar a se exercitar. Parabéns! A prática de atividades físicas é excelente para o corpo e para a mente, mas é preciso ficar atenta, pois pequenos erros cometidos na academia podem ser extremamente prejudiciais.

Antes de encarar uma academia, veja quais são os cuidados que é preciso tomar para não colocar a saúde e o bem-estar em risco.

Fazer alongamento: Alongamento é um exercício leve, de poucos minutos, que ajuda a relaxar a musculatura do corpo. O alongamento deve ser feitos antes e depois de cada rotina de exercícios. Esta atividade jamais deve ser dispensada, pois ela é muito importante para mostrar ao corpo que ele vai começar a se movimentar.

Se alimentar corretamente: Ao tentar emagrecer, muitas pessoas param de comer e começam a se exercitar. Malhar de barriga vazia não irá ajudá-la a perder mais calorias, pelo contrário, isto fará com que o corpo deixe de queimar gorduras para queimar os músculos. Além disto, a ingestão de um copo de leite após a prática de atividades físicas ajuda a repor os nutrientes perdidos durante os exercícios.

Hidratar o corpo: Durante a prática de exercícios nosso corpo perde muito líquido. Por isto, o ideal é sempre bebermos bastante água antes, durante e depois da prática de exercícios. Se possível, leve sempre uma garrafinha de água com você.

Não exagerar: Rotinas muito pesadas só servem para aumentar o risco de lesões, que podem comprometer os músculos e as articulações do corpo. Por isto, para evitar lesões e doenças desencadeadas pelo exagero de atividades, procure seguir uma rotina que esteja de acordo com o seu perfil.

Se exercitar corretamente: Pior do que não praticar atividades físicas é fazer exercícios de qualquer jeito, sem se preocupar se estes estão sendo feitos da forma correta. Para não errar, o ideal é sempre solicitar o auxilio de um profissional especializado e só praticar o exercício quando estiver certa de que ele não será prejudicial para o seu corpo.

Manter uma rotina de treino: Se exercitar apenas de vez em quando não vai ajudá-la a manter a saúde e o corpo em dia. A prática de atividades físicas deve ser constante, pois só assim você evita comprometer a sua saúde, além de se beneficiar dos resultados alcançados com os exercícios.

Se você seguir estas dicas e mesmo assim as dores musculares forem constantes, é sinal de que algo não vai bem com o seu corpo. Além disto, esteja atento aos outros indícios de que você não está bem. Tonturas, desmaios e desconfortos não são normais, sendo assim, se você sentir qualquer coisa, peça auxílio e diminua o ritmo.



Artigos Populares