Alimentos indicados para prevenir e combater a Gripe

Todos sabemos que uma alimentação saudável faz muito bem para o corpo, evitando doenças e dando mais disposição para o nosso dia a dia. Mas algumas pessoas pensam que no caso da gripe, apenas a vitamina C  é responsável por prevenir este mal, mas a verdade é que existem outros nutrientes que também ajudam no combate a gripe.

Para prevenir esta doença, que em alguns casos pode até matar, listamos alguns alimentos que são capazes de aumentar a imunidade do nosso organismo.

Alimentos com vitamina A: Verduras, legumes e frutas que contém vitamina A são ótimos para fortalecer o nosso sistema imunológico. A escarola, o espinafre, a cenoura, a abóbora, o mamão e a manga são alguns destes alimentos ricos em vitamina A.

Flavonoides: Estas substâncias possuem ação antioxidante e anti-inflamatória , que ajuda no tratamento de pessoas em estados gripais.

Alho: É um excelente antioxidante e pode até destruir alguns virus da gripe. O alho também contém uma substância que é antibacteriana e antiviral.

Carnes e ovos: O Ferro encontrado nas carnes ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disto, as carnes contém proteínas e são fontes de vitaminas B6 e B12, que são importantes na formação de anticorpos.

Ervas e plantas: O Guaco, a salsa, a malva e o eucalipto, entre outros, são ótimos para amenizar os sintomas da gripe, como garganta inflamada, nariz entupido e tosses. Elas podem ser utilizadas na forma de chá, para gargarejo, ou para inalações.

Água e sucos: A água e outros líquidos hidratam o corpo e ajudam a prevenir o organismo contra infecções.

Castanha-do-Pará: A castanha-do-pará é rica em vitamina E, selênio e zinco. Estes nutrientes retardam o envelhecimento das células e fortalecem a imunidade.

Peixes: Os peixes de águas profundas como a sardinha, o atum e o salmão são ricos em õmega 3 e ácidos graxos que fortalecem o sistema imunológico e combatem inflamações.

Gengibre: Ele protege o organismo e tem poderes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Vitamina C: Esta vitamina é encontrada em vários frutas e vegetais como a manga, o melão, o mamão papaia, as frutas cítricas, o espinafre e o brócolis, entre outros. A vitamina C é um antioxidante natural, sendo um dos principais nutrientes indicados para a prevenção da gripe.



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