10 dicas para não acabar com o relacionamento

Quando os relacionamentos chegam ao fim, algumas pessoas ficam desesperadas e sem saber o que aconteceu. Mas, se uma relação acaba, já não é possível fazer mais nada e os envolvidos precisam seguir com a vida . Se todos prestassem mais atenção em seus relacionamentos, evitariam aborrecimentos e seriam muito mais felizes.

O futuro de uma relação depende de uma série de fatores que devem ser tratados com bastante cuidado. Veja algumas dicas que podem contribuir para um relacionamento longo e saudável.
  1. Não guarde mágoas e ressentimentos: Se você sentir que ele te ofendeu de alguma forma, pergunte para ele o que aconteceu, sem agredir e sem fazer drama. Perguntando você pode descobrir que ele não queria magoá-la. Não tente guardar a raiva pois isto prejudica a sua saúde e a saúde da relação. Tente compreender o que houve para que você possa assimilar o que for necessário e descartar o que não tiver utilidade.
  2. Converse sempre: A falta de comunicação prejudica qualquer relação e evitar o diálogo pode acabar com o relacionamento. É importante expor as suas idéias, ouvir o parceiro e conversar sobre tudo o que estiver incomodando. Demonstre seus sentimentos também através de palavras e fale sobre tudo de bom ou de ruim que estiver acontecendo com vocês.
  3. Exponha sua opinião sobre as atitudes dele: Se ele estiver te aborrecendo por algum motivo, deixe que ele saiba disto por você de uma maneira clara e delicada. Se você não fizer isto correrá o risco de explodir algum dia e pode acabar transformando um problema pequeno em uma briga feia.
  4. Controle o ciúme e a desconfiança: Um pouquinho de ciúme é normal e todo mundo costuma experimentar alguma vez na vida, mas quando ele se torna excessivo pode arruinar vidas. Tentar controlar o outro e viver desconfiando dele o tempo todo fará com que o relacionamento seja destruído. Se não consegue se controlar, procure ajuda profissional ou viverá infeliz ao fazer parte de uma relação doentia.
  5. Evite a rotina e o comodismo: Jamais deixe a relação entrar no piloto automático. Tente reconquistá-lo a cada dia e procure agir como no início do namoro. Se arrume, compre presentes, faça programas a dois e o surpreenda com demonstrações de amor
  6. Não seja teimosa: Assuma seus erros e pare de colocar a culpa de tudo em cima do seu parceiro.  A falta de coragem para reconhecer o erro não te fará melhor e ainda prejudicará muito o relacionamento. Seja flexível, peça desculpas e evite as brigas e discussões.
  7. Seja afetiva e carinhosa: Todo relacionamento precisa de carinho e afeto. Se você não oferecer isto ao seu parceiro, pode acreditar que ele irá buscar isto em outras pessoas.
  8. Reconheça as qualidades dele e o elogie com frequência: Sempre que ele fizer algo bom, você deverá elogiá-lo. Costumamos deixar de elogiar o outro após algum tempo de convívio, por acreditar que nosso parceiro já sabe qual é a nossa opinião devido aos elogios já dedicados a ele no passado. Isto é erro que deve ser evitado já que todo ser humano precisa de reconhecimento e o elogio vindo de alguém tão próximo tem muito valor e faz um bem enorme.
  9. Mantenha o convívio: Casais que tem filhos, que trabalham muito ou que precisam viajar com frequência podem se afastar muito e acabar não convivendo como deveria. É fundamental encontrar tempo para ficar junto e curtir o outro, portanto, não deixe que as obrigações do dia a dia afastem vocês.
  10. Não seja tão exigente: O excesso de cobranças pode destruir qualquer relacionamento. Lembre-se sempre de que ninguém é perfeito . Se você escolheu alguém para amar é porque as qualidades desta pessoa superam os seus defeitos. Sendo assim, você deve aprender a respeitar o seu parceiro como ele é para que ele sinta o prazer da sua companhia.

Artigos Populares