Dicas para cuidar dos cabelos corretamente

Cada tipo de cabelo merece um tipo de cuidado e, é por isto, que devemos determinar o nosso tipo de cabelo para  cuidar dele corretamente. Esta é uma afirmação óbvia, mas que muitas vezes é esquecida pelas mulheres, que estão sempre reclamando dos pobrezinhos. 

Não importa se seu cabelo é oleoso, misto, ressecado, tingido ou cacheado. Sabendo cuidar direito, qualquer tipo de cabelo fica maravilhoso. Aproveite as dicas e transforme hoje mesmo seu cabelo, deixando-o com muito mais brilho e vitalidade!

Cabelos oleosos:

Os cabelos oleosos são pesados, gordurosos e sem volume. Geralmente o cabelo fica assim devido a algumas alterações hormonais ou ao stress, que fazem as glandulas produzirem uma quantidade de óleo maior do que ele necessita.
Manter este cabelo bonito é realmente difícil, pois eles chegam ao final do dia com um aspecto ruim, meio grudento. Por esse motivo, o ideal é que eles sejam lavados diariamente apenas com shampoo. Existem bons produtos no mercado, com formulações específicas para este tipo de cabelo Caso você não consiga abrir mão do condicionador, utilize somente nas pontas e aplique apenas uma pequena quantidade. Evite a aplicação de produtos 2 em 1. Os cabelos devem ser bem enxaguados para que não fiquem resíduos.
Para ajudar a dar volume a este tipo de cabelo, o melhor é secá-lo de baixo para cima, desprendendo os fios da raiz. O secador deve ficar a 20 centímetros de distância em temperatura fria ou morna. Quando os cabelos estiverem secos, evite escovar ou passar as mãos para não estimular ainda mais a produção das glandulas sebáceas. Beber bastante água também ajuda a controlar o problema.


Cabelos secos ou ressecados

Ao contrário dos cabelos oleosos, os cabelos secos apresentam quantidade insuficiente de oleosidade, ficando frágeis, arrepiados, armados e bem mais sujeitos a sofrerem com as pontas duplas. São vários os fatores que podem deixar os cabelos secos, que ficam assim até mesmo pela baixa umidade do ar ou pelo cloro contido na água da piscina ou do banho.
A alimentação também é um fator importante para a saúde dos cabelos e assim como os cabelos oleosos, os cabelos secos também podem melhorar bebendo bastante água.
Para controlar o volume, faça hidratação uma vez por semana e utilize creme para pentear sempre que lavar os cabelos. Evite dormir com os cabelos molhados e tente não amarrar os cabelos com prendedores agressivos, para não quebrar os fios.

Cabelos mistos


Cabelos mistos são aqueles que possuem a raiz oleosa, mas com as pontas bem ressecadas. Este tipo de cabelo deve ser tratado com bastante cuidado, pois se você exagerar na hidratação e fizer isto também na raiz, correrá o risco de deixar seus cabelos grudentos e com caspa. Mas se, pelo contrário, você lavar todos os dias para tirar a oleosidade e não hidratar corretamente, correrá o risco de ficar com cabelos armados e cheios de frizz.
Para solucionar o problema, você deverá lavar os cabelos sempre, se concentrando na raiz, para limpar bem a cabeça. Após lavar, é preciso que você utilize um bom condicionador, somente nas pontas, para amaciar os cabelos e controlar o volume. Além disto, procure utilizar cremes para pentear pelo menos duas vezes por semana. Faça também hidratações regulares, mas sempre com muito cuidado para não exagerar na aplicação de produtos na região dos cabelos muito próximas a cabeça.


Mais dicas de Beleza: Mulheres do Futuro - Canal Beleza

Artigos Populares