A Tecnologia e a Falta de Tempo - O que gera esta relação?


Atualmente costumamos ouvir muitas pessoas reclamando quanto à falta de tempo para executar atividades simples como a leitura de um livro. Existem pessoas que se queixam até mesmo da falta de tempo para se alimentar bem. 


Mas por que será que está faltando tanto tempo para todo mundo? O que podemos fazer para resolver este problema?

Podemos observar que o problema com a falta de tempo é mais sentido nas grandes cidades onde as pessoas possuem mais acesso a tecnologia. E o mais estranho disto tudo é que o homem criou a tecnologia para facilitar os afazeres do dia a dia e para que assim ele diminuísse o tempo para executar suas tarefas. Porém, nos parece que é esta mesma tecnologia que anda roubando o nosso tempo e que anda fazendo com que fiquemos cada vez mais distantes de executar atividades, que no passado eram tão simples, como passear numa praça ou brincar com o nosso animalzinho de estimação.

A tecnologia nos permite executar várias atividades ao mesmo tempo e muitas vezes não precisamos nem sair de casa para que isto aconteça. É só olharmos a nossa volta, estamos rodeados de tecnologia por toda parte e se não soubermos utilizá-la de maneira limitada acabaremos entregando todo nosso tempo a ela e nos tornaremos escravos de tantas “engenhocas”.

O celular, por exemplo, foi criado para que pudéssemos ser localizados em qualquer lugar e para que de qualquer lugar pudéssemos chamar por alguém, em caso de emergência ou para a solução rápida de um problema. A idéia é boa, mas hoje em dia grande parte das pessoas utiliza o celular por qualquer motivo e acaba desperdiçando um tempão com conversas banais que interrompem seus afazeres. Isto faz com que o tempo pareça mais curto do que ele realmente é, pois quando somos interrompidos, além de deixarmos que alguns de nossos minutos sejam roubados, ainda nos desconcentramos e acabamos precisando de mais tempo para nos concentrar novamente no que estávamos fazendo, até sermos interrompidos de novo.

A internet é outro bom exemplo daquilo que veio para ajudar, mas que se usado de maneira errada pode roubar nosso tempo. As informações na internet correm de maneira muito rápida e ao tentarmos estar sempre bem informados, acabamos dedicando nosso tempo para acompanhar histórias sem relevância, das quais bastaria que soubéssemos em que resultou e de que forma este resultado vai interferir em nossa vida.

Muitas vezes reclamamos que não temos tempo para ver os amigos e que por este motivo somos obrigados a falar com eles por telefone, e-mail e salas de bate papo. Mas será que se nós diminuíssemos o tempo que dedicamos às conversas eletrônicas não conseguiríamos terminar mais rapidamente nossas tarefas e poderíamos convidá-los para uma visita?

É importante nos conscientizarmos de que a tecnologia deve ser usada apenas com o intuito de facilitar a nossa vida e não como uma ferramenta a ser utilizada ao máximo em suas funcionalidades.
Se nós soubermos usar esta tecnologia que nos rodeia com sabedoria, obteremos maior proveito em tudo o que fizermos e ainda encontraremos tempo para fazer aquilo que realmente nos faz bem.





Artigos Populares