A rivalidade e a competição entre as mulheres

Mulheres são naturalmente competitivas e a rivalidade entre nós é sem dúvida nenhuma muito maior do que a rivalidade entre os homens. As mulheres adoram chamar a atenção e costumam competir não só em quesitos como beleza, mas também em inteligência, charme e outros dotes.

É muito difícil conviver em um ambiente onde o número de mulheres é muito superior ao número de homens, pois nestes casos, a competitividade é muito maior e muitas vezes fica insuportável participar de um ambiente cheio de inveja e intrigas.
A competição é até certo ponto uma forma saudável de crescimento, quando estabelecemos metas e objetivos para serem alcançados. Mas a competição exagerada acaba trazendo sentimentos como inveja e baixa autoestima.

Todas as pessoas já foram invejadas ou sentiram inveja de alguém alguma vez na vida. Mas este sentimento pode ser destrutivo, fazendo com que a pessoa se torne obcecada e insegura. A inveja pode causar estresse e depressão, além de impedir que a pessoa trace seu próprio caminho na vida. Aquele que tenta copiar e ser melhor que o outro em tudo não consegue se voltar para aquilo que realmente poderia lhe trazer sucesso.

Geralmente, as mulheres não são muito diretas sobre aquilo que querem e costumam procurar a conquista através de jogos de palavras. Tentando aumentar as suas chances, é comum menosprezarem a adversária perante outras pessoas a fim de se colocar acima da outra. Mas isto na realidade é uma besteira muito grande, pois os outros possuem sua própria opinião e logo perceberão as intenções por trás de tal difamação.

Não podemos dizer que todas as mulheres estão sempre competindo, pois ainda existem muitas amizades sinceras e verdadeiras por aí afora. Mas, infelizmente, mesmo entre amigas a competição acontece  e algumas vezes as confidências feitas para a amiga pode se reverter em uma fofoca ou uma insinuação de que você não é a pessoa certa para alguém ou para alguma coisa, como uma posição em uma empresa ou em uma equipe, por exemplo.

Este comportamento exagerado costuma significar um transtorno de personalidade e as pessoas assim podem acabar sozinhas quando os outros percebem que aquela que aparenta ser uma grande amiga não passa de uma pessoa falsa e invejosa. A pessoa invejosa revela grande sentimento de inferioridade e se sente muito infeliz quando percebe que perdeu a disputa. Afinal, não se pode ganhar todas, não é?

Artigos Populares