Saiba se você é viciada em elogios.

Receber elogios é muito bom e faz um bem danado para o nosso ego. Ao receber um elogio, ficamos muito felizes porque passamos a acreditar que os nossos esforços não foram em vão e que o nosso mérito está sendo reconhecido pelos outros. Mas, para algumas mulheres, aquilo que é algo bom pode se tornar um perigo, a partir do momento em que elas passam a direcionar a sua vida para tentar conseguir a aprovação das outras pessoas.

Pode parecer brincadeira dizer que os elogios podem fazer mal, mas o vício em elogios é algo sério e as pessoas que precisam de aprovação a todo o momento, podem desenvolver comportamentos parecidos com os de dependentes químicos e, na pior das hipóteses, ainda poderão se tornar um deles.

Por mais que nos esforcemos, ninguém pode ser perfeito o tempo todo e a pessoa que busca ser a a melhor em  tudo e necessita disto para se sentir bem, provavelmente não reagirá bem quando fracassar em algum campo, ou simplesmente se não conseguir atingir o objetivo máximo desejado.

A pessoa que é dependente da aprovação dos outros costuma aceitar com mais dificuldade uma rejeição e por isto são os que mais sofrem com problemas de depressão. Nestes casos, é possível até que desenvolvam  algum tipo de pânico ao serem desaprovados por alguém. Desta forma, se essa pessoa for rejeitada em uma seleção para um emprego, por exemplo, ficará dias e dias remoendo aquilo e evitará passar por aquela situação novamente.

Este tipo de comportamento pode ser curado, mas para isto é preciso que a pessoa reconheça que é dependente da aprovação e admiração de outras pessoas. Em primeiro lugar é preciso saber se a sua vida é voltada para o que os outros pensam e não para o que você realmente gosta de fazer. Algumas pessoas recorrem a terapias em busca de uma vida mais feliz , sem perceberem que são infelizes simplesmente porque vivem fazendo aquilo que traz mais elogios e não aquilo que gostariam de fazer.

Para se livrar do perigo causado por este vício, é preciso admitir que não há nada de errado em querer vencer na vida, mas as escolhas devem ser motivadas por objetivos maiores e os elogios devem ser apenas a consequência de um trabalho bem feito.

Artigos Populares