Vaidade excessiva pode ser um risco para a saúde

A vaidade é um comportamento natural, principalmente nas mulheres, que adoram se sentir bonitas e admiridas pelos outros. Mas algumas pessoas são tão vaidosas que chegam a colocar a sua saúde em risco, ao buscar a beleza perfeita a qualquer custo.

Sem avaliar os perigos que estão correndo, algumas mulheres procuram por soluções milagrosas para pequenas imperfeições que encontram em seu corpo e não existem limites para tentar atingir este objetivo.

A vaidade excessiva leva a pessoa a acreditar que sempre há muito a melhorar e que ela precisa ser perfeita para ser feliz. Existem pessoas tão críticas que distorcem a sua própria imagem, em busca de defeitos para corrigir.

É cada vez maior o número de adolescentes que procuram por cirurgiões plásticos a fim de corrigir o próprio corpo. Na maioria das vezes estas adolescentes nem estão ainda com seus corpos formados, mas procuram os consultórios para apressar o processo de transformar o seu corpo juvenil em corpo de mulher. Muito influenciáveis, estas jovens gastam horrores com produtos de beleza, roupas de marca e não medem os riscos para ficar no padrão de beleza imposto pela mídia e pela sociedade.

Não é incomum ouvirmos notícias de que pessoas bonitas morreram em processos cirúrgicos, quando estavam em busca de um corpo perfeito. Há  também casos de pessoas que ficaram deformadas ou que sofreram muito para se recuperar de uma cirurgia. Além destas ocorrências, existem também acontecimentos desastrosos de pessoas que ingeriram ou utilizaram produtos perigosos para a saúde, e que agora estão sofrendo as consequências desta atitude impensada.

Não há nada de errado em ser um pouquinho vaidosa. Aliás, a ausência total de vaidade pode indicar uma pessoa infeliz e depressiva. Mas a vaidade em excesso é um mal que deve ser combatido, pois pode ser muito prejudicial a saúde, além de atrapalhar outros campos da vida muito mais importantes para a felicidade e o sucesso de uma pessoa.

A beleza e a juventude não dura para sempre e todos devem conviver com este fato, querendo ou não. Sendo assim, o melhor é aceitar a si mesmo como é,  e não desperdiçar a vida com vaidades desnecessárias. A felicidade é muito mais do que uma roupa nova e uma aparência perfeita. As pessoas felizes são aquelas que se amam e que, por agirem assim, conseguem aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.

Artigos Populares