Evite transmitir doenças por alimentos contaminados

Sabemos que uma higiene adequada é fundamental para manter uma boa saúde. Desta forma, devemos manter sempre bem lavados os utensílios utilizados na cozinha, e cuidar para que o ambiente fique sempre limpo e para que as pessoas que nela trabalham estejam saudáveis

Além disto, há várias doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados. Verifique as três doenças que são bastante conhecidas e aprenda a se prevenir contra a transmissão deste tipo de doença.

Solitária:
A solitária é um tipo de verminose. A pessoa adquire a solitária ao ingerir carne crua ou mal cozida de porco ou de boi. Esta carne pode ter sido contaminada por um parasita chamado de Taenia solium ou Taenia saginata. As fezes da pessoa contaminada ficam com gomos quadrados e esbranquiçados. Esta doença deve ser tratada com vermifugo.
Esta doença é ainda mais grave quando, por falta de higiene, a pessoa se reinfecta. Se ela contaminar a boca ou algum alimento que levar a boca, surge um novo ciclo da solitária, muito mais perigoso, que poderá até atingir o cérebro.


Brucelose:
O diagnóstico da brucelose é muito difícil, pois os sintomas da doença são muito comuns, sendo eles: o cansaço, a febre, a dor de cabeça e a dor de barriga. Esta doença é transmitida por um microorganismo chamado Brucella, principalmente através do leite da vaca e da cabra com brucelose, que não foi pasteurizado ou fervido.


Salmonelose:
Esta doença é adquirida ao ingerir carne ou ovos de qualquer animal que esteja contaminado (porco, ovelha, galinha, pato, etc.). Alguém que tiver sido contaminado pode transmitir a doença para outras pessoas.



Como se prevenir contra as doenças transmitidas por alimentos contaminados:


- Não coma carne crua;
- Evite o consumo de ovo cru;
- Lave muito bem as mãos antes de manusear alimentos, principalmente carne;
- Cozinhe muito bem a carne de porco;
- Não tome leite sem ferver ou pasteurizar;
- Tenha um controle da saúde adequado dos animais.


Artigos Populares