É verdade que os opostos se atraem?

Sempre que uma pessoa se apaixona por outra com hábitos e gostos muito diferentes acabamos escutando alguém dizendo aquela famosa frase "os opostos se atraem".
Mas será que isto é realmente verdade? Então, o que será que faz um homem e uma mulher com vidas tão diferentes se sentirem atraídos um pelo outro? 

De acordo com esta teoria, os opostos se atraem por uma questão genética, já que quanto maiores forem as diferenças entre seus genes, maiores serão as chances de reproduzirem filhos saudáveis. Mas esta teoria é pouco convincente, já que somos seres racionais e não seria nada inteligente afirmar que somos movidos apenas por nossos instintos.


Pode até ser que os opostos se atraiam, mas muitas vezes uma pessoa se interessa pela outra através da troca de olhares. A atração também pode acontecer quando ambos são envolvidos por um clima que favorece o encantamento. Nessas situações, pouco importa se a outra pessoa é muito diferente ou muito parecida.

Claro que as diferenças do outro podem trazer certa curiosidade. A atração pelo que é misterioso é muito comum e faz com que as pessoas comecem a sonhar com o modo de viver do outro. Mas a paixão baseada neste tipo de curiosidade tende a se desfazer rapidamente, pois assim que os mistérios forem desvendados, o outro pode perder a graça e o relacionamento com alguém muito diferente pode ser muito difícil e complicado.

A verdade é que existem muitos fatores que influenciam a atração e um deles pode até ser a curiosidade pelas diferenças. Mas dizer que as diferenças são os fatores determinantes de uma atração seria o mesmo que dizer que nós não possuímos todos os sentidos e que tudo o que nos move ou é razão ou instinto.

Artigos Populares