Dicas para enfrentar uma entrevista de emprego

Confira ótimas dicas para uma boa entrevista de emprego

Participar de uma entrevista de emprego costuma ser uma situação complicada para a maioria das pessoas, que além de precisarem responder a perguntas constrangedoras, ainda ficam ansiosas e por muitas vezes não conseguem mostrar o melhor de si naquele curto momento.

Para não se atrapalhar na hora da entrevista, seguem algumas dicas que podem ajudar a enfrentar este momento difícil:


Seja pontual:

Não há nada mais irritante do que uma pessoa que não cumpre horários. Para o entrevistador, se você não consegue chegar na hora certa da entrevista, provavelmente também não chegará quando for contratado. Nem adianta chegar com mil desculpas e dizer que o trânsito está difícil, ou que o carro quebrou, pois isto só mostra que você não estava atenta para os problemas que poderia enfrentar.

Vista-se adequadamente:

Procure descobrir como as pessoas da empresa na qual pretende trabalhar costumam se vestir. Evite decotes e roupas curtas. Jamais carregue na maquiagem e no perfume. Se não puder abrir mão dos acessórios (anéis, brincos, pulseiras, etc.) que estes sejam pequenos e discretos.

Seja simpática, sem perder a formalidade:

Trate o entrevistador como um superior e não como um amigo. Lembre-se que ele chamou você para fazer uma avaliação e não para trocar confidências. Responda as perguntas claramente e se perceber que ele fez uma piada, você pode até dar uma risadinha, mas tome muito cuidado para evitar dar gargalhadas.

Não se assuste com perguntas malucas:

Profissionais de recursos humanos costumam fazer algumas perguntas que parecem sem nexo e totalmente inúteis. Mesmo que a pergunta pareça esquisita, tente respondê-la corretamente. Estas questões são colocadas ao entrevistado justamente para avaliar a sua postura diante de situações difíceis.

Tenha foco nas suas escolhas:

Procure por vagas que necessitam ser preenchidas por pessoas com o seu perfil, para a qual você se preparou. Não atire para todos os lados e procure saber exatamente com o que você quer trabalhar, ou seja, quais são os seus objetivos.

Informe-se sobre a empresa:

Todas as empresas possuem a sua cultura e a sua missão. Pesquise sobre a empresa para saber se é aquilo que você busca e verificar se está de acordo com o que a empresa precisa.


Não fale mal do seu emprego anterior:

Quando recordar seu emprego anterior, jamais fale mal da empresa, do chefe ou dos colegas, pois isto só diz ao entrevistador que você tem dificuldades de relacionamento ou que não sabe respeitar o lugar do qual fez parte durante algum tempo.


É isso aí, amiga! Tente seguir essas dicas e boa entrevista!


Artigos Populares